A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) cedida para a Operação Raízes do Cedro, de repatriação de brasileiros, decolou da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), às 14h12 (horário de Brasília) deste domingo (6), com destino a Beirute, no Líbano.
O avião segue com doações de insumos de saúde do governo brasileiro ao Líbano : 20 mil seringas com agulhas e 4 mil agulhas individuais.
A aeronave fará um escala em Lisboa, Portugal, antes de seguir viagem. Esse é o segundo voo de repatriação de brasileiros desde o início da operação.
De acordo com o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, a Operação Raízes do Cedro terá caráter continuado com o intuito de repatriar, por semana, cerca de 500 brasileiros. O novo grupo de repatriados deve chegar ao Brasil na terça-feira (8), por volta das 10h.
Estima-se que 20 mil brasileiros morem em território libanês. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) contabiliza cerca de 3 mil brasileiros que desejam deixar o país , em meio à escalada das operações militares das Forças Armadas de Israel.
Os primeiros 229 brasileiros repatriados chegaram na manhã deste domingo na Base Aérea de São Paulo .
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recepcionou o grupo. Logo após o desembarque, ele fez um rápido discurso criticando o posicionamento de Israel de "matar inocentes, mulheres e crianças, sem nenhum respeito pela vida humana".
"O Brasil é um país generoso e não tem contencioso com nenhum país do mundo porque a gente não deseja guerra. A guerra só destrói. O que constrói é a paz", disse o presidente.
Ver essa foto no InstagramVeja tambémInternacional Sem consenso, declaração da Celac critica sanções e guerra comercial
Internacional Corte de Londres marca audiência sobre caso Mariana para julho
Internacional China eleva tarifas contra EUA a 84% e intensifica guerra comercial
Internacional Brasil começa a exigir visto para cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália
Internacional Itamaraty dialoga com Paraguai para reduzir crise sobre espionagem
Internacional Brasil quer candidatura única latino-americana para liderar a ONU
Brasília, DFAtualizado às 01h0219°Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 29°
20° Sensação1.54 km/h Vento100% Umidade do ar100% (10.93mm) Chance de chuvaAmanhã (27/04)Mín. 19° Máx. 25°
ChuvaAmanhã (28/04)Mín. 18° Máx. 25°
ChuvaMais lidas1Câmara dos Deputados - Há 1 dia Governo e oposição se unem para superar precarização no trabalho dos entregadores de aplicativo Secretário do Ministério do Trabalho Gilberto Carvalho cobrou união da categoria para superar divergências e acelerar a aprovação do tema2Câmara dos Deputados - Há 1 dia Presidente do Chile destaca importância de rotas de integração sul-americana em encontros com Motta e Alcolumbre3Geral - Há 1 dia Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 25 milhões4Economia - Há 1 dia Aposentados e pensionistas começam a receber antecipação do 13º5Câmara dos Deputados - Há 1 dia Câmara conclui discussão de projeto sobre combate a incêndios florestais; votação é adiada© Copyright 2025 - San FM 98.1 - Todos os direitos reservados