O deputado Fábio Felix (PSOL) voltou a abordar em plenário, nesta terça-feira (30), a ação do governo do Distrito Federal contra os trabalhadores informais na Rodoviária do Plano Piloto. “Estou envergonhado de voltar a trazer um tema tão grave, que volta a acontecer esta semana”, disse. “Será que acham que uma ação truculenta e violenta vai resolver o problema do trabalho informal na área?”, questionou.
Fábio Felix defendeu ser preciso investir em políticas públicas de empregabilidade e destinar um espaço para aqueles trabalhadores, em local com circulação de pessoas.
O deputado Max Maciel (PSOL) destacou que o DF tem mais de 3 mil pessoas em situação de rua e mais de 270 mil desempregados, os quais, muitas vezes, acabam “empreendendo na informalidade, buscando renda como podem: ocupando a rodoviária, os centros, onde circula gente e dinheiro”.
O parlamentar lamentou a falta de uma “política de requalificação” desses trabalhadores ambulantes e criticou a falta de investimento em capacitação para as demandas do mercado. Ele condenou, também, o ataque àqueles que estão “se virando” como podem.
Denise Caputo - Agência CLDF
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 25°
ChuvaMín. 18° Máx. 25°
Chuva