Criada em 2019, a região administrativa de Sol Nascente/Pôr do Sol nasceu a partir de ocupações irregulares que datam da década de 1990. Com o intuito de ouvir os moradores e conhecer a situação e as demandas locais, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza audiência pública naquela RA, às 19h, desta segunda-feira (29).
O Sol Nascente/Pôr do Sol ganhou visibilidade no noticiário local e nacional, este ano, como “a maior favela” do Brasil, segundo o Censo Demográfico de 2022. De acordo com a pesquisa do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), a RA contabiliza 32.081 domicílios, tendo ultrapassado o número de moradias da Rocinha (RJ).
“Atualmente, são milhares de famílias que se encontram residentes naquela área e convivem com os problemas que a falta de infraestrutura acarreta, tais como ausência de administração e segurança”, aponta a deputada Paula Belmonte (Cidadania), que está à frente do debate.
A parlamentar ressalta ser função do Legislativo “acompanhar, fiscalizar e buscar mecanismos para as melhorias da infraestrutura” das RAs.
Em 2020, uma pesquisa realizada pela Codeplan e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh) posicionou o Sol Nascente como a segunda região administrativa no ranking de vulnerabilidade social do DF, atrás apenas da Estrutural. O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) leva em conta indicadores relacionados aos domicílios, mobilidade, emprego, renda, trajetória de vida dos moradores(como gravidez na adolescência), entre outras dimensões.
A audiência pública desta noite terá transmissão, ao vivo, pela TV Câmara Distrital, pelo canal da Casa no Youtube, e pelo e-Democracia .
Serviço
O que: Audiência pública para debater a situação do Sol Nascente
Quando: 29/05, às 19h
Onde: Escola Classe 66, na Avenida Córrego das Corujas, Trecho 03, Sol Nascente
Denise Caputo - Agência CLDF
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 25°
ChuvaMín. 18° Máx. 25°
Chuva