A Câmara Legislativa lança a Frente Parlamentar em Defesa dos Conselhos Tutelares nesta quarta-feira (17), em sessão solene a ser realizada no plenário da Casa, às 19h. O evento foi requerido pelo deputado Thiago Manzoni (PL), que justificou a criação da Frente como forma de defender e valorizar o trabalho dos conselhos tutelares e garantir o cumprimento dos seus objetivos.
"Queremos garantir a proteção do nosso bem mais precioso e, para isso, precisamos encontrar pessoas conservadoras que valorizem os nossos princípios, valores e que reconheçam que uma família estruturada é fundamental para uma sociedade equilibrada", afirma o deputado.
Segundo Manzoni, mesmo após 30 anos do ECA, a situação dos conselhos tutelares do Distrito Federal ainda é precária em muitas Regiões Administrativas, com sobrecarga de trabalho, falta de estrutura e orçamento insuficiente. O parlamentar relembra que a sessão e o debate são cruciais pois neste ano haverá eleições para os conselhos tutelares.
“Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o Disque 100 (plataforma para acessar o conselho tutelar em âmbito nacional), registrou mais de 50 mil denúncias de maus tratos contra crianças e adolescentes no primeiro semestre de 2021. Desse total, cerca de 81% dos casos ocorreram dentro da própria casa da vítima. Dessas violações, 93% foram contra a integridade física e ou psíquica da vítima, sendo que 70% delas ocorriam com frequência diária”, acrescentou o deputado no requerimento.
Foram convidados para o lançamento da Frente parlamentares do âmbito distrital e federal, conselheiros tutelares e especialistas em educação. O evento terá transmissão da TV Câmara Distrital (canal 9.3 e Youtube ), e pelo e-Democracia .
Joás Benjamin (estagiário) – Agência CLDF
Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 25°
ChuvaMín. 17° Máx. 23°
Chuvas esparsas