Astrônomo e geodesista que “desvendou com precisão e sensibilidade caminhos, belezas e riquezas naturais do quadrilátero que abrigaria a nova Capital”, o belga Luiz Cruls (1848-1908) dará nome ao Planetário de Brasília, situado no Eixo Monumental. Projeto de lei nº 818/2019, de autoria da deputada Arlete Sampaio (PT), com a homenagem, foi aprovado em primeiro turno na sessão remota da Câmara Legislativa desta terça-feira (12).
“Em 1998, ano do sesquicentenário de nascimento do ilustre cientista, foi criada, pelo GDF, a Comissão Luiz Cruls que, em cooperação com a Embaixada da Bélgica, desenvolveu importantes estudos e projetos relativos à Missão Cruls, além de promover a salvaguarda da documentação produzida pela Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil”, lembra a autora.
Ao apresentar a matéria, Arlete Sampaio salientou que a sugestão partiu de professores que promovem a Educação Patrimonial no processo de aprendizagem da rede pública de ensino do Distrito Federal, “em evento de meu mandato em que se comemorava o Dia do Patrimônio Cultural, fato que agrega valor inestimável à proposição”.
Marco Túlio Alencar - Agência CLDF
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 25°
ChuvaMín. 18° Máx. 25°
Chuva