Audiência Pública da Câmara Legislativa, nesta terça-feira (2), às 19h, vai debater a segurança nas escolas do Distrito Federal. A iniciativa foi requerida pelo deputado Joaquim Roriz Neto (PL), que argumentou ser necessário a adoção de medidas para enfatizar a segurança das escolas do DF, além do aperfeiçoamento das políticas públicas existentes e criação de novas ações focadas ao tema.
“É de conhecimento público e geral a onda de violência nas escolas de todo Brasil. Ainda nos primeiros meses de 2023 temos a notícia de diversas ocorrências como o massacre de Blumenau, o assassinato de uma professora em escola de São Paulo, racismo em escolas na Ceilândia, bem como inúmeros outros casos noticiados em grande mídia”, disse Joaquim Roriz na justificativa do requerimento.
O distrital destaca a necessidade de ações contínuas de curto, médio e longo prazo, com o objetivo de devolver a paz às escolas. Entre as medidas imediatas defendidas pelo parlamentar estão a instalação de detectores de metais nas entradas das unidades, além de um “botão do pânico” e o treinamento contínuo de professores e estudantes para situações de risco.
Para o evento, foram convidados o secretário Executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Rabelo Patury; o procurador-Geral de Justiça, Georges Carlos Fredderico Moreira Signeur; a diretora e coordenadora da Secretaria de Finanças do Sinpro, Luciana Custódio de Castro; o diretor-presidente da Aspa e Conselheiro do Conselho de Educação do Distrito Federal, Dr. Alexandre Veloso; e o coordenador do Plano de Paz da Secretaria de Educação, Tony Marcelo.
A audiência pública será realizada no plenário da Casa e transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital e pelo portal e-democracia.
Joás Benjamin (estagiário) – Agência CLDF
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 18° Máx. 27°
ChuvaMín. 18° Máx. 25°
Chuva